quinta-feira, 3 de maio de 2007

Ordem Para NÃO FUMAR!!






O debate da nação, a questão fulcral que atormenta muitos, outros não tanto!! A nova lei antitabágica discutida na Assembleia da República!
Todos, e quando digo Todos, refiro-me à população em geral, com um mínimo de discernimento, têm consciência que um cigarro é, na sua forma mais simples, uma Droga!!
Fumar causa elevada dependência, Cansaço geral, Problemas no Aparelho Respiratório, Envelhecimento da Pele, Impotência Sexual, blá blá blá!! Todos sabemos, mais ou menos, as causas de esse gesto que consiste em pegar num cigarro, acender e fumar!!
Digo: Quem Fuma é … Tolo!!
Eu fumo, fumei!!
Sei o quanto é complicado resistir ao vício, ao escape!! Todos acabam por começar de forma estulta a caminhada neste percurso, e poucos conseguem sair a tempo do mesmo. Fumar é realmente uma dependência e, é sobretudo, em situações de elevado stress ou afins, que se torna complicado resistir aquele gesto, que não passa de um escape, uma evasão momentânea….

Mas o fulcro da questão é a nova lei!! O novo diploma!! Se fumar pode custar entre 50 e mil euros, consumir droga dá direito a coimas de 25 a 403 euros, que podem ser substituídas pelo tratamento voluntário. (…) As multas previstas para os fumadores apanhados com um cigarro aceso num local proibido são o dobro daquelas que estão previstas para os consumidores de drogas ilícitas.

Antónia Almeida Santos afirmou não ser "fundamentalista" e que cada proposta será analisada, desde que não desvirtue o essencial(..)


Como fumador, APROVO a essência da lei!! Os outros não são obrigados a suportar uma burrice minha! A pagarem, a sofrerem os efeitos de um acto, burro ou não, que eu assumo!! Daí que julgue que a lei faz todo o sentido!! Porém é de ressalvar os empresários, as pessoas que nada poderão fazer, para contornar o diploma, de forma a não sofrerem as consequência económicas do mesmo.

Mas a questão coloca-se neste ponto:
Há sim, que actuar! Mas de forma preventiva! Evitar que, ao invés do que tem vindo a acontecer, o número de fumadores aumente a cada ano que passa!!
Se, em cada maço de tabaco que adquirimos, contribuímos com uma elevada fatia do preço para os cofres do estado, sobre a forma de imposto (que eu concordo, como factor inibidor a este acto), porquê, e aqui sim o meu descontentamento total, porque não comparticipar os medicamentos, as consultas e afins, para quem realmente quer deixar de fumar?! Se alguém passou por este processo, sabe o quanto arromba o orçamento de qualquer um, submeter-se a este processo! Certo que, os resultados serão maravilhosos… mas não seria possível?! (já que, se vai reforçar o apoio financeiro para 4500€, para quem queira fazer uma cirurgia bariátrica – vulgo, banda gástrica…. Ambos são problemas de saúde publica, não?)



2 comentários:

Cristina disse...

Aqui já existe essa lei á anos, e ao principio foi uma polémica, mas hoje em dia todos aceitam, que remédio
:)
beijinhu

GK disse...

Deste-me algumas novidades!
Concordo com tudo o que dizes.
Boa semana.