terça-feira, 15 de maio de 2007

Perfil Socrático....



Se há algo nesta vida que eu gosto é de bom humor! Gente animada, pessoas sorridentes! Sorrir faz bem! Dá cor aos dias!! Como eu quero que todos, ganhem um pouco de cor, apesar da extensão do texto, passem um olhinho... eu deixo um "retalho" para aguçar o apetite:

Sócrates (470-399 a. C.), que era filho do escultor Sofronisco e da parteira Fenareta, professava uma subtil noção do potencial estético e dialéctico da sabedoria, isto é, ensinou os justos a ver nascer a verdade entre especulações e ocultações. Mas o mestre do desconhecido que subjaz em todo o conhecimento foi dado à luz em Atenas, frequentando as universidades da ágora, das oliveiras e dos cárceres. Infelizmente nunca visitou Portugal por uma razão de monta: Portugal não existia e os poucos gregos que bordejavam este extremo ocidental não levavam impressões abonatórias deste futuro reino arrancado aos infiéis pela espada e pela cruz. Tratavam os indígenas, nossos ascendentes, por beócios. Ora os beócios eram habitantes da Beócia, província da Grécia. Os atenienses, urbanos e cosmopolitas, consideravam os beócios porcos e estúpidos ou, na brandura galaico-portuguesa, labregos. Hoje, o antigo território beociano é um primor de limpeza, civilidade e instrução. É ver as Cimenteiras, os Campos de Futebol, o Ministério da Educação. Temos um primeiro-ministro, Sócrates, que não nasceu em Atenas mas que pede meças a qualquer filósofo, no que toca a conceitos, preceitos e preconceitos. O seu prestígio ultrapassa a Meseta Ibérica, as Ilhas Desertas e a Europa Continental. Há quem, além-fronteiras, não vacile em cognominá-lo Tony Blair português.

(...) o nosso prime, Sócrates, vangloria-se de ser o Tony português. Um dia destes irá frequentar a Universidade de Hyde Park, onde esboçará uma tese de mestrado, que procurará ler a excursionistas de tralhas digitais a tiracolo:

A Terceira Via em Portugal: Aposta na Ignorância Sustentada. Estudo de Largo Fôlego/Remetido à Universidade dos Speakers/Via Fax/Que o Classificou/ Citável Contributo Para a Caracterização Político-Filosófica da Europa Periférica. Obra a Distribuir/Como Encarte/Na Imprensa de Referência/Com o Alto Patrocínio da AFCE/Associação da Finança Contra a Economia & da AERB/Associação Empresarial da República do Betão.


E bruscamente se escapulirá, disfarçado de inglês comum para se eximir ao Inglês Técnico e para se prevenir dos apertos multirraciais e dos atentados no underground. Lesto, embora com um pé engessado devido a uma torção por estatelamento numa passagem sem guarda da Terceira Via, saltará para o estribo do mais próximo voo rumo a Atenas, onde, após suada maratona, proferirá uma oração de sapiência no Pártenon(...)
Na sua pátria, tomada pelos banqueiros, pelos empreiteiros e pelos eucaliptos, chorava-se como já não rezavam as mães desde as partidas dos nautas e dos soldados do Império. O condutor de varas não esmorecia. Sentia-se convocado pela ambição de transformar os antigos beócios num povo lavado, culto e cortês, não se abstendo de adoptar medidas draconianas ou espartanas, prosseguindo a Linha da Globopólis: encerrando campos, fábricas, lojas, escolas, serviços de saúde, tribunais, consulados, desorçamentando a cultura e a recuperação do património e abrindo estradas, aeroportos, estádios, shoppings, campos de golfe, casas de alterne, salas de chuto, centros de desemprego, assessorias e consultorias.

Eis a aura de Sócrates, ditoso bisneto da República, anfitrião de Bill Gates, Pai do Choque Tecnológico, Convidado do Rei de Marrocos, um dos regentes euro-americanos no Magrebe. A sua acção, inspirada e resoluta, fará dos miscigenados e retardatários beócios cidadãos respeitados por gregos e troianos (...)

Por isso, os portugueses se vêem cada vez mais gregos!!


Texto completo, aqui.

3 comentários:

Hindy disse...

Estou cheia de trabalho, só passei para deixar um beijinho :o)

GK disse...

LOL Que trabalhaço!!!
Bj.
(Em resposta: Tb não era fã do GM, mas confesso que adorei o "Senhor"! Quanto ao concerto de dia 25... Quem? Onde??)

Inha disse...

Se ele tivesse vergonha, já se tinha demitido! Palhaço!


*