quarta-feira, 6 de junho de 2007

A corrupção dos Valores




Pois é, como constataram (ou talvez nem por isso),estive um pouco mais ausente que o normal!! Ou pelo menos, que o que me é desejado!! Porém é facto a manter-se, infelizmente, por mais uma semanita ou assim!! (aquelas coisas normais: trabalho, trabalho, stress, problemas pessoais, e coisas e tais, que não me lembro mas que existem!!)

Mas hoje, ao fim de uns dias de vazio, venho aqui! Hoje, enquanto tomava o café e passava os olhos pelo jornal, antes de mais uma maratona laboral, deparei-me com uma notícia que, no exacto momento, associei a outras que já havia lido há questão de meses! Pensei... sim, se o blogue é sobre Devaneios, ora então, porque não ter um longo devaneio sobre este assunto?! Porque não?!
Então... aqui está ele!! Um primeiro devaneio a sério, com tudo o que lhe pertence, ou talvez, com nada!!




"Perdi o Amor que adiei. Muito pior que uma batalha ou guerra. Perdi-me a mim próprio por querer.
Perdi o Amor que adiei."
(algures na net)


Poderei começar assim a minha divagação!! Não sei se pelos meus gostos, se pela educação imposta, ou por qualquer outro motivo ou razão, faço parte de um certo tipo de admiradores do romantismo, do amor, das tardes sentado a ver o o sol ocultar-se na linha do mar, dos serões à lareira a ver tv, dos passeios por locais de extrema beleza, dos jantares à luz de velas... mas sobretudo, dos pequenos gestos... aqueles que de tão simples, são um tudo que para alguns, não passam de um nada!!
Mas, a sociedade, as pessoas, diria o Mundo, sofrem Mutações!! Mutações a velocidades estonteantes!
Antes, admiravamos um poema, Uma "cantiga de Amor", lia-se de forma absorvente um Fernando Pessoa ou equiparado, escutava-se no rádio uma qualquer musica mais calma e ou romântica.... As coisas mudaram! A sociedade expõe quem ainda o faz, ainda o pratica! Coloca-os de parte!

Hoje, a celeridade das relações, que posso equiparar ao apanhar do autocarro 45 no Marquês e sair nos Restauradores, não permite isto! Permite outas coisas, é certo! A velocidade a que estes "encontros" se dão, sim chamo encontros porque muitas vezes, não se tem tempo para adquirir um conhecimento amadurecido da outra pessoa, aceleram todo o processo, ocultando algumas das barreiras que teriamos que saltar! É como se a prova de "100 metros barreiras" fosse reduzida para uns 5 metros!

Porém nem tudo é mau, ou negativo... de tal modo, que se fosse, tal facto ja se teria co-ajustado e tudo retomaria o trilho correcto! Existem factores positivos! Quais?! Pah... decidam!!

Pelo menos, quanto mais não seja, como a conversa que escutava no outro dia na esplanada:
Coleccionismo! Sim, algo do tipo «Andei com a X, fiz não sei que mais com a Y, levei a Z, fui ca K.... e não sei se me escapa alguma! Ah, lembram-se da H?» Sinceramente, eu sou do tempo em que se coleccionavam cromos! Ou, calendários... aí as minhas colecções de moedas e selos!! Enfim, se o mencionasse naquele dia, seria a risota!! Qual filatelia, comparada a coleção de "relações rápidas, encontros pontuais, junção de corpos, ou lá como lhe queiram chamar»! Claro que tudo isso tem factores proveitosos, resultam de necessidades, mais ou menos pontuais, por vezes ocorrem de erros, ou de necessidades que não consigo explicar... mas errado, é viver grande parte da vida deste tipo de convivências.

Enfim, mas ando aqui à volta, a rondar o tema essêncial, para dizer que: Sim, a sociedade evolui, tudo se vive mais depressa, e por vezes mais intensamente! Mas uma intensidade que nada remonta ao Amor exacerbado, ao platonismo de outras alturas.. tudo se resume ao "tenho que te ter, gosto porque sim e quero-te"!!
Esta questão têm levantado enormes problemas na nossa sociedade! Enormes escândalos, ou nem tanto!!
Deixo-vos dois tópicos:

Susana e Ricardo eram colegas e apaixonaram-se. Mas deparavam-se com um obstáculo: ela era casada e o marido, Marco Alexandre, constituía um entrave ao futuro da relação. Por isso, o casal de amantes não hesitou. Engendrou um plano e executou-o no dia 22 de Maio.

Portugueses continuam a matar e morrer por amor



Que se Morresse por amor já era Mau...
... Matar por algo que chamam de amor, é IMPENSÁVEL!!


P.S. - Para os que tiverem mais tempo... Umas musicas:
Stay or leave, Gravedigger, Grace is Gone, Steady as We Go e Crush - Dave Matthews Band
I remember, Amie - Damien Rice
Waiting on an Angel, Better Way, Roses to my friends - Ben Harper
Sexual Healing - Bary wite
Last Kiss, Wishlist - Pearl Jam
Tudo o que eu te dou - Pedro Abrunhosa
(...)

15 comentários:

Cláudia disse...

Isto anda tudo do avesso.
Cada vez pior.

Mas olha lá o socio... essas tuas ausencias...
Mau mau...a malta n gosta dessas ausencias.

Da proxima vez q me encontrares no caminho... faz uma travagem brusca, ou faz alguma trrapalhice à minha frente...
Só assim eu reparo :P:P

Beijinho

Ivo disse...

Cláudia - Acredita... anda mesmo pior!! As ausências são mesmo forçadas, acredita!!

PAh, pensei fazer algo assim!! MAs tipo, se travasse bruscamente?!?! N me batias?!?! LoLoLoL Brincar!! Beijo

rute moura disse...

Pois... anda tudo um pouco louco!
Vá-se lá perceber...

Anónimo disse...

ocorrem em média 5 homicídios passionais por mes em PT???

GK disse...

Tens razão. Mesmo.
Bj.

Enfim... disse...

esta fantastico este post simplesmente

Bjs

Cristina disse...

Anda tudo maluco...

Espero que voltes rápido e cheio de energia...
beijinhu e bom fim de semana

Ivo disse...

Rute - um pouco... não se pode perceber! Tolera-se... e vive-se com a situação!!

caditonuno - Yap!! Em média, é esse o número... resultado de uma estimativa, de um estudo!!

GK - Por vezes... julgo que sim!! Outras vezes já não sei se estou é deslocado no tempo!! Bj

Enfim - Obrigadoo...... Bjs

Cristina - um pouquinho mesmo!! VOu voltar!! Energia... apesar do ar por vezes cansado... nunca me falta!! :) Obrigado!!

Cláudia disse...

Oh ´socio, não consigo falar contigo no msn pah...
As mensagens voltam todas para trás :S

Ivo disse...

Sócia... acontece-me o mesmo!! Ctg e com mais pessoas!! Julgo que o problema é meu!! Estou a tentar resolver!! :)

Anónimo disse...

Ja a algum tempo acompanho teu blog, mas desta vez nao poderia deixar de comentar... gostei muito do que escreveu neste ultimo post, em especial, quando cita Fernando Pessoa (sou grande admiradora do mesmo).
Continuarei acompanhando teus devaneios.. rs.

SoNosCredita disse...

a partir de agora, vou passando por aqui ;)

D. Maria e o Coelhinho disse...

Pois, quem mata por amor nem pensa.


Coelhinho

D. Maria e o Coelhinho disse...

Pois, quem mata por amor nem pensa.


Coelhinho

Ivo disse...

Anónimo - é bom saber que gostou! Da mesma forma, retribuo o apreço pelo comment e pelo acompanhamento dos meus Devaneios!! Obrigado!!

Sonoscredita - E eu.... cá estarei, como em outros espaços ja estive! ;)

Coelhinho - Não pensa e... muito mais!